FALE CONOSCO
+55 11 5105 1500

Transporte Aéreo

Tipos de transporte e intervenientes

O transporte aéreo é uma atividade que envolve com facilidade vários países, devido à velocidade do meio utilizado. Quanto aos tipos, pode ser um transporte nacional (doméstico ou cabotagem), ou internacional (operações de Comércio Exterior). O transporte aéreo é baseado em normas da Iata – International Air Transport Association, e em acordos e convenções internacionais. A associação das empresas aéreas na Iata é voluntária.

Essa associação representa as companhias aéreas, estabelece tarifas máximas de fretes e divide o globo em três conferências operacionais.

Os principais intervenientes no transporte aéreo são as empresas de navegação aérea e os agentes de carga, e também a Infraero, que detém o monopólio da administração dos aeroportos e seus armazéns de carga.

Tipos de aeronaves e ULD

São vários os modelos de aviões utilizados na navegação aérea, porém, todos eles são classificados em três tipos quanto a sua configuração e utilização: all cargo – full cargo (somente carga), combi (aeronave mista) e full pax (avião de passageiros). A configuração da aeronave é determinada pelo deck superior.

ULD – Unit load devices, são equipamentos de unitização de cargas, ou seja, os containers e pallets utilizados na carga aérea. Estes distinguem-se, em formatos e tamanhos, bem como em sua concepção e utilização, daqueles utilizados no transporte marítimo. A variedade é muito maior e suas medidas são dadas em polegadas.

Conhecimento de embarque aéreo (airway bill).

O transporte aéreo comercial de carga é sempre documentado através de conhecimento aéreo (AWB – airway bill), que a exemplo dos demais modais, é o documento mais importante do transporte. Ele tanto pode ser um conhecimento aéreo companhia, ou ser um conhecimento neutro, quando é do agente de carga.

Pode estar na forma de um AWB – airway bill, representando uma carga embarcada diretamente, ou o conjunto MAWB – master airway bill, e HAWB – house airway bill, representando cargas consolidadas.

Além das funções normais, conforme os demais modais, este documento ainda pode representar fatura de frete e certificado de seguro.

Cálculos de frete

As tarifas de fretes aéreos são estabelecidas de comum acordo entre as empresas de transporte aéreo, devidamente fiscalizadas e controladas pela Iata.

O frete é cobrado pelo peso da carga, calculado por quilo, porém, o volume também é considerado no caso da carga exceder 6.000 cm3 por quilograma. Neste caso o volume é transformado em peso/volume para cálculo do frete.

São as seguintes as tarifas de frete: tarifa mínima; tarifa geral, dividida em normal e, quantitativa; tarifa para mercadorias específicas, tarifa classificada.

Consolidação de carga

Consolidação de carga é um ato abstrato, e significa que a mercadoria recebida pelo agente de carga aérea, de diversos embarcadores, é considerada como uma única carga e enquadrada na tarifa adequada.

Desta maneira, há uma redução do frete por quilo, já que o transporte aéreo tem uma tabela de fretes por faixas de peso, sendo que quanto maior a quantidade de carga menor o frete.

Com isto, os embarcadores conseguem ter um frete menor, obtido pelo agente por meio da consolidação de carga, já que esta redução é rateada entre os interessados.

Contato

Av. Nove de Julho, 4364 - Jardim Paulista • São Paulo • Brasil • CEP 01406-100

Telefone: +55 11 5105-1500

E-mail: cotacao@cobraclog.com.br